Ensino Fundamental
 Ensino Médio
 Ensino Superior
 Trabalhos de Alunos
 Matemática Financeira
 Estatística
 Biografias Matemáticas
 História da Matemática
 Laifis de Matemática
 Softwares Matemáticos
 Softwares Online

 Shopping Matemático
 Videoaulas em DVD
 Softwares em CD
 Pacotes Promocionais
 Só Vestibular

 Só Exercícios
 Desafios Matemáticos
 Matkids
 Provas de Vestibular
 Provas Online

 Área dos Professores
 Comunidade
 Fóruns de Discussão
 Artigos Matemáticos
 Dicionário Matemático
 FAQ Matemática
 Dicas para Cálculos

 Jogos Matemáticos
 Mundo Matemático
 Histórias dos Usuários
 Curiosidades
 Simulador da Mega-Sena
 Absurdos Matemáticos
 Pérolas da Matemática
 Paradoxos
 Piadas e Charges
 Charadas
 Poemas
 Palíndromos

 Indicação de Livros
 Símbolos Matemáticos
 Frases Matemáticas
 Fale conosco

Busca geral

Pesquisa em todas as seções do site.


Gostou do site?

Recomende-o para um amigo.

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:


A Aplicação Metodológica da Fórmula de Bháskara

Eguinaldo Rosa Barbosa
Érico José da Silva Nascimento
Phelipe de Souza Vieira

RESUMO

O presente artigo busca refletir sobre a aplicação metodológica utilizada no ensino da Fórmula de Bháskara nas aulas de matemática do 9º ano do ensino fundamental, bem como evidenciar aspectos que viabilizam a aplicabilidade da mesma. Para tal realização, foi feita uma breve revisão bibliográfica na qual foram utilizados como fonte de dados obras da literatura nacional em Educação como Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire e em Educação Matemática, sendo estas, obras acadêmicas de conclusão de curso que versam a respeito da postura e metodologia do docente. Realizou-se pesquisas em obras acadêmicas sobre a mesma, no que diz respeito à verdadeira história de quem realmente foi o autor da criação. Assim, utilizou-se um método de investigação qualitativa, com enfoque para a análise dos dados. O meio utilizado para a análise dos dados foi: pesquisa bibliográfica.

 

Palavras-chave: Aplicabilidade. Bháskara. Metodologia.

 

INTRODUÇÃO

O ensino da matemática é bastante complexo, já que sua aprendizagem depende de uma grande variedade de fatores. Tratando-se especificamente da aprendizagem (ou iniciação dela) da equação de 2º grau em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, a indagação mais comum dos alunos seria: “Para que serve?” ou “Onde irei aplicar isso?” 

 

Diante destes questionamentos, levantou-se a questão sobre a aplicabilidade da fórmula de Bháskara na resolução da equação de 2º grau, e como tem sido o desenvolvimento das aulas para que tal estudo apareça de forma contextualizada e significativa.

 

O primeiro capítulo do presente artigo tem como objetivo traçar um breve histórico sobre a vida de Bháskara Akaria e suas contribuições na construção e desenvolvimento do pensamento matemático.
Num segundo momento, visou-se abordar fatores que interliguem a matemática, mais especificamente a resolução de problemas utilizando a fórmula de Bháskara à construção da cidadania dos educandos, uma vez que a aprendizagem quando significativa torna-se mais prazerosa e faz com que o educando se aproprie de tais conhecimentos de maneira consistente.

 

Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Freire (2014) afirma: “Nunca me foi possível separar em dois momentos o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos.” Nesta perspectiva nota-se a importância dos conteúdos explorados em sala de aula estarem ligados à sua aplicação prática, uma vez que quando estudados de forma adequada a assimilação torna-se eficaz e prazerosa.

 

1.  Uma breve perspectiva sobre a vida e obra de Bháskara Akaria

1.1 Bháskara Akaria

Bháskara Akaria nasceu em 1114 nasceu na cidade de Vijayapura, na Índia. Sofreu forte influência de seu pai astrônomo o qual lhe ensinou os princípios básicos da astronomia.
Além da astronomia, Bhaskara desenvolveu outras ocupações como matemático astrólogo, e professor.

 

Tornou-se conhecido por criar a fórmula matemática aplicada na resolução da equação de segundo grau, embora haja controvérsias quanto tal fato. Foi diretor do observatório astronômico de Ujjain, escola de matemática muito conceituada. Especialista em estudos de álgebra, Bháskara aprofundou suas pesquisas sobre as equações e sistemas numéricos.

 

Bháskara trabalhou com a questão da raiz quadrada em equações, por saber que existiam duas raízes na resolução da equação de segundo grau, porém não há registros sólidos de que a sabida fórmula de Bháskara seja realmente dele. Tal fato se dá por que as equações até o século XVI tinham letras, o que foi usado depois daquele século pelo matemático francês François Viète.

 

Bhaskara faleceu em Ujjain, na Índia, no ano de 1185. Em 1207, uma instituição para estudar suas obras foi criada.

 

Próxima página >>

Curta nossa página nas redes sociais!

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário
Anuncie | Investidores | Sala de imprensa | Sugestões | Fale conosco

Copyright © 1998 - 2017 Só Matemática. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.