Ensino Fundamental
 Ensino Médio
 Ensino Superior
 Trabalhos de Alunos
 Matemática Financeira
 Estatística
 Biografias Matemáticas
 História da Matemática
 Laifis de Matemática
 Softwares On-line
 Softwares Matemáticos

 Shopping Matemático
 Videoaulas em DVD
 Softwares em CD
 Pacotes Promocionais
 Só Vestibular

 Só Exercícios
 Desafios Matemáticos
 Matkids
 Provas de Vestibular
 Provas Online

 Área dos Professores
 Comunidade
 Fóruns de Discussão
 Artigos Matemáticos
 Dicionário Matemático
 FAQ Matemática
 Dicas para Cálculos

 Jogos Matemáticos
 Mundo Matemático
 Histórias dos Usuários
 Curiosidades
 Absurdos Matemáticos
 Pérolas da Matemática
 Paradoxos
 Simulador da Mega-Sena
 Simulador da Lotofácil
 Piadas e Charges
 Charadas
 Poemas
 Palíndromos

 Indicação de Livros
 Símbolos Matemáticos
 Frases Matemáticas
 Matemática para o Enem
 Fale conosco

Busca geral

Pesquisa em todas as seções do site.


Gostou do site?

Recomende-o para um amigo.

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:


William Kingdon Clifford

William Kingdon Clifford, matemático e filósofo inglês, nasceu na cidade de Exeter, no dia 4 de maio de 1845. Faleceu ainda jovem, aos 33 anos, no dia 3 de março de 1879, na Região Autônoma da Ilha da Madeira. Além de matemático, foi ginasta, escritor de estórias infantis (como a coleção The Little People) e declamador de renome, ganhando diversos prêmios.

 

 

Em homenagem a ele são nomeadas as álgebras de Clifford, que são álgebras associativas de importância na matemática, em particular na teoria da forma quadrática e do grupo ortogonal e na física.

 

Fundamentado no trabalho de Hermann Grassmann, introduziu o que é atualmente denominado álgebra geométrica, um caso especial da álgebra de Clifford, com aplicações significativas na física matemática, geometria e computação. As operações da álgebra geométrica têm o efeito de espelhar, girar, transladar e mapear os objetos geométricos que estão sendo modelados para novas posições.

 

Clifford iniciou sua trajetória cedo, aos 15 anos de idade, no King's College, em Londres, e depois no Trinity College (1863), em Cambridge, onde sempre mostrou-se excelente em matemática, clássicos, literatura inglesa e ginástica. Foi eleito fellow (membro) em Trinity em 1868 e dois anos depois foi à Sicília observar um eclipse, viagem na qual escapou por pouco de morrer em um naufrágio.

 

Escreveu o artigo On the space-theory of matter (1870) sobre geometria não-euclidiana, no qual mostrou que energia e matéria eram simplesmente diferentes tipos de curvas no espaço. Este trabalho foi importante para a elaboração de teoria da relatividade, por Albert Eintein. Tornou-se professor de matemática aplicada e de mecânica no University College, Londres (1871).

 

Em 1874, foi eleito Membro da Sociedade Real (Fellow of the Royal Society), um título honorífico concedido a cientistas notáveis. Em 1876, sua saúde começou a piorar e no ano seguinte esteve viajando por países do Mediterrâneo, pesquisando e escrevendo memórias.

 

Acabou sofrendo um colapso, provavelmente provocado pelo excesso de trabalho, pois ensinava e administrava de dia, e escrevia à noite. Chegou a continuar suas atividades por mais 18 meses, mas sua saúde não melhorou. Foi à ilha da Madeira para tentar a recuperação, mas lá morreu de tuberculose após de alguns meses, deixando uma viúva com dois filhos.

 

Clifford foi o primeiro a sugerir que a gravitação poderia ser uma manifestação de uma geometria subjacente. Nascido onze dias depois, Albert Einstein continuaria a desenvolver a teoria geométrica da gravidade sugerida por Clifford nove anos antes. Clifford e sua esposa estão enterrados no cemitério Highgate de Londres, ao norte da sepultura de Karl Marx, e perto dos túmulos de George Eliot e Herbert Spencer.

 

Clifford teve muitos de seus trabalhos publicados após sua morte, como por exemplo Elements of dynamics, vol II (1878), Lectures and essays e Seeing and thinking (1879) e Common sense of the exact sciences (1885), este completado por Pearson.

 

<< Voltar para Biografias

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário
Anuncie | Investidores | Sala de imprensa | Sugestões | Fale conosco

Copyright © 1998 - 2017 Só Matemática. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.