Ensino Fundamental
 Ensino Médio
 Ensino Superior
 Trabalhos de Alunos
 Matemática Financeira
 Estatística
 Biografias Matemáticas
 História da Matemática
 Laifis de Matemática
 Softwares On-line
 Softwares Matemáticos

 Shopping Matemático
 Videoaulas em DVD
 Softwares em CD
 Pacotes Promocionais
 Só Vestibular

 Só Exercícios
 Desafios Matemáticos
 Matkids
 Provas de Vestibular
 Provas Online

 Área dos Professores
 Comunidade
 Fóruns de Discussão
 Artigos Matemáticos
 Dicionário Matemático
 FAQ Matemática
 Dicas para Cálculos

 Jogos Matemáticos
 Mundo Matemático
 Histórias dos Usuários
 Curiosidades
 Absurdos Matemáticos
 Pérolas da Matemática
 Paradoxos
 Simulador da Mega-Sena
 Simulador da Lotofácil
 Piadas e Charges
 Charadas
 Poemas
 Palíndromos

 Indicação de Livros
 Símbolos Matemáticos
 Frases Matemáticas
 Matemática para o Enem
 Fale conosco

Busca geral

Pesquisa em todas as seções do site.


Gostou do site?

Recomende-o para um amigo.

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:


Álgebra

A origem da palavra "álgebra" é intrigante, pois não possui uma etimologia nítida ou derivação de outra palavra. Álgebra é uma variante latina da palavra árabe al-jabr, usada no título de um livro, Hisab al-jabr w'al-muqabalah, escrito em Bagdá por volta do ano 825 pelo matemático árabe Mohammed ibn-Musa al Khowarizmi. Este trabalho de álgebra é com frequência citado, abreviadamente, como Al-jabr.

 

Nele, o termo al-jabr refere-se à operação de transposição de uma quantidade subtraída de um lado de uma equação para o outro lado, onde se torna uma quantidade agregada. Al-muqâbalah refere-se à redução de um termo positivo, subtraindo quantidades iguais de ambos os lados da equação.

 

A palavra al-jabr significa "reunião de partes quebradas". Quando os mouros levaram a palavra al-jabr para a Espanha, um algebrista se tornou um "restaurador", aquele que restitui ossos quebrados. Assim, na obra Dom Quixote, menciona-se "um algebrista que atendeu o sem-sorte de Sansão". O dicionário Oxford também apresenta a citação de um livro sobre cirurgia de 1541: "As ajudas da álgebra e das luxações".

 

Em torno de 1140, quando Robert de Chester traduziu o trabalho de al-Khowarizmi para o latim, as palavras no título não foram traduzidas, sendo emprestadas as palavras árabes, ficando então o título Liber algebrae et almucabala.

 

Chegou a se acreditar que a palavra álgebra derivava do nome Gabir ben Allah de Sevilha, comumente chamado Geber, um conhecido astrônomo aparentemente habilidoso em álgebra. O dicionário matemático de Joseph Raphson (1702) cita: "Álgebra, de Al em árabe, que significa excelente, e Geber, o nome do suposto inventor". Esta etimologia não é totalmente absurda, embora não seja mais que uma suposição.

 

A álgebra de al-Khowarizmi foi o nome de uma operação usada na resolução de uma equação, mas em 1600 a palavra foi aplicada ao estudo em que essa operação foi usada. Já nos séculos 19 e 20, a palavra álgebra adquiriu outros significados, seja para significar um cálculo formal ou identificar algumas construções específicas, como a álgebra booleana e álgebra de conjuntos.

<< Anterior
Abscissa
Próxima >>
Apótema

 

Como referenciar: "Origem das palavras matemáticas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2017 [consultado em 22/10/2017 às 11:33]. Disponível na Internet em: http://somatematica.com.br/historia/palavra_algebra.php

<< Voltar para "Origem das palavras matemáticas"

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário
Anuncie | Investidores | Sala de imprensa | Sugestões | Fale conosco

Copyright © 1998 - 2017 Só Matemática. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.