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A aplicação metodológica da fórmula de Bháskara - parte 3

2 Um panorama sobre o atual cenário educacional com enfoque na Fórmula de Bháskara

2.1 A realidade contemporânea

No atual contexto educacional nota-se o desinteresse de alguns alunos com relação à aprendizagem de matemática, causando certa dificuldade no entendimento do conteúdo pelo fato de não atribuírem significado às atividades vistas em sala de aula.

Freire (2014), relata que “Educar é substantivamente formar”. E formar trata-se de mostrar como se faz e/ou como se aplica o conteúdo ensinado. Logo, o professor ao ministrar suas aulas sejam elas de qualquer disciplina deve deixar claro o que o aluno pode alcançar ao pôr em prática o objeto de estudo. Deste modo, trará significação às aulas.

Essa dificuldade, no entanto torna-se maior quando se trata da contextualização de assuntos de maior complexidade, em que os alunos não conseguem ver relação alguma entre o conteúdo e sua aplicabilidade na vida cotidiana e tampouco em sua profissão futura.

“... existe uma diferença entre utilizar uma das tendências metodológicas como parte de uma aula expositiva, principalmente na finalização, que nesse caso é considerado recurso. Ou, como uma atividade desencadeada a partir de um problema e utilizada no processo para apresentação, compreensão e apropriação de conteúdos matemáticos, considerada nesse caso como uma metodologia.” GUIMARãES E SANTOS apud RAME, (2015).

Neste sentido, pode-se afirmar que os professores compreendem  a importância e a necessidade de se contextualizar a Matemática a fim de que as aulas sejam mais apreciáveis e atrativas, uma vez que na álgebra o estudo das expressões e das equações apresenta grande importância para construção dos saberes matemáticos.

A Fórmula de Bháskara sofre certa repulsa pelos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental, pelo fato de ser aplicada em questões específicas quem envolvem física, engenharia, elaboração de projetos etc. Áreas de conhecimentos estas que só serão desenvolvidas mais tarde, no Ensino Médio e Superior. Sendo o aluno não sente interesse em aprender algo que não será imediatamente aplicado no seu dia a dia.

2.2 Perfil do professor que traz significado à prática educativa

O professor que traz em si o desejo de conduzir o processo ensino-aprendizagem de forma coerente e interessante sabe que o saber é construído dia a dia, em sala de aula.

Segundo Freire (2014, p.35), “o professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que mando e não o que eu faço”.

Neste sentido, ele traz ao aluno possibilidades de visualizar o conteúdo apresentado de forma que o mesmo consiga fazer uma ponte entre teoria e prática. Não ficando assim, apenas como mero agente reprodutor na sala de aula.

Planchard (apud LIBÂNEO, 2010 p .72) , “Educar em seu sentido etimológico, é conduzir de um estado para o outro, é agir de maneira sistemática sobre o ser humano, tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio”.

Sendo assim, o professor que almeja preparar seus alunos e formá-los como seres pensantes e agentes críticos, visa primeiramente a contextualização do ensino a fim de que estes consigam fazer associações de modo prático.

O professor precisa, para Freire (2014, p.47), “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”  Deste modo, o docente precisa compreender que seu papel não é meramente transpassar a matéria, o conteúdo e sim fornecer meios para que o aluno construa seu conhecimento.

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Considerações finais

O assunto abordado neste artigo renderia inúmeras vertentes e inúmeras outras considerações se enfocado de outra maneira, pois por ser uma questão didática em sua essência, traz as subjetividades que o ser humano carrega consigo.

As diferentes maneiras de se ensinar a fórmula de Bháskara, podem por ora atingir objetivos específicos e desejáveis, mas não tão eficazes quanto, se levado em conta, a construção e aptidão do conhecimento de forma autêntica.

O matemático Bháskara Akaria trouxe enorme contribuição à construção do que se entende hoje por saber matemático, porém não pode-se excluir que o contexto educacional em que vivemos traz em si uma grande quantidade de alunos desmotivados acostumados com um sistema educacional que apenas reproduz e não constrói.

O que se espera dos profissionais que hoje se dispõem a lecionar Matemática no 9º ano do Ensino fundamental é que sejam demasiadamente dinâmicos a fim de que suas aulas tragam na essência a contextualização e aplicabilidade de forma acessível e prazerosa.

Referências

Biografia de Bháskara Akaria. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/baskhara/>  Acesso em 16 de novembro de 2016.
DIAS, Aluizio Ribeiro; LIMA, Cintia Maéle Ferreira; FREITAS, Edson Gomes. Uma abordagem nos livros didáticos sobre a fórmula de Bháskara: Mito e Realidade. Santana-AP, 2015. Trabalho apresentado como forma de obtenção de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Disponível em: <http://www2.unifap.br/matematicaead/files/2016/03/TCC-BASKARA.pdf> Acesso em: 06 de setembro de 2016.
Fórmula de Bháskara. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/formula-de-bhaskara-origem-importancia-e-exemplos/>  Acesso em 16 de novembro de 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire – 49ª Ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? – 12ª Ed – São Paulo, Cortez, 2010.
MOTTA, Josiane Marques.  Abordagem da equação do 2º grau através da resolução de problemas, uma aplicação no ensino fundamental. Florianópolis – SC, Dezembro/2000. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Matemática, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito à obtenção do grau de Licenciada em Matemática. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/97061/Josiane_Marques_Motta.PDF?sequence=1> Acesso em: 06 de setembro de 2016. RAME, Elen Cristine. História da matemática na perspectiva do presente.  São Leopoldo – RS, 2015. Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Matemática, pelo Curso de Especialização em Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Disponível em:<http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/5321/Elen%20Cristine%20Rame-Monografia_.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 16 de novembro de 2016.

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Como referenciar: "A aplicação metodológica da fórmula de Bháskara" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 06/05/2024 às 04:56. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a58/p3.php

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