Charles-Julien Brianchon
Charles-Julien Brianchon, matemático geômetra francês, nasceu em Sèvres (França) no ano de 1783 e morreu em Versailles (França) em 1864. Publicou no Jornal de l'E.P (1806) o conhecido teorema de Brianchon. Entrou na Escola Polytechnique de Paris (1804), onde foi aluno de Monge.
Seu primeiro paper foi Sur les surfaces courbes du second degré, no Jornal da l'Ecole Polytechnique, quando ainda era estudante, sobre o hexágono mágico de Pascal. Graduou-se em 1808 como o primeiro da turma, época do Imperador Napoleão Bonaparte, de cujo exército fez parte, pretendendo fazer carreira militar. Porém, com problemas de saúde, deixou o serviço militar (1813) em troca de um cargo de professor.
Cinco anos depois (1818) tornou-se professor na Escola de Artilharia da Guarda Real, em Vincennes, onde continuou publicando papers, como Recherches sur la détermination d'une hyperbole équilatère, au moyen de quatres conditions donnée (1820). Depois, seu interesse voltou-se para química, onde não obteve tanto sucesso.