Olga Oleinik
Olga Arsen'evna Oleinik nasceu em Kiev, na Ucrânia, no ano de 1925, e morreu em Moscovo no ano de 2001. Cresceu em anos muito difíceis na Rússia, mas apesar das dificuldades, formou-se em Matemática na Universidade de Moscovo em 1947, onde continuou a sua formação. Obteve o grau de Mestre em 1950 e o doutoramento em 1954 no Instituto de Matemática da Universidade de Moscovo. A sua tese foi orientada pelo professor Petrovsky cuja morte ocorreu em 1973. Olga escreveu sobre Petrovsky:
O saber de Petrovsky era enciclopédico. Tinha um conhecimento profundo da ciência moderna e todas as suas conecções, era perspicaz, capaz de discernir as tendências de longo prazo e de as valorizar. Mostrou também uma larga cultura geral, conhecimentos de diversos ramos da ciência, uma profunda compreensão dos problemas do estado em muitas excelentes atividades públicas e estatais.
Em 1973, Olga tornou-se responsável pelo Departamento de Equações Diferenciais da Universidade de Moscovo. Oleinik ganhou muitos prémios e contribuiu bastante com a matemática. Escreveu mais de 300 artigos em revistas matemáticas e oito livros. A sua principal investigação refere-se à geometria algébrica, equações diferenciais, física e matemática.
Orientou muitas pesquisas e foi consultora de mais de cinqüenta matemáticos, dos quais vinte obtiveram o doutoramento. Construiu teorias matemáticas que se aplicavam à filtração de líquidos e gases em meios porosos. Estudou o problema de Stefan na distribuição do calor nos corpos em diferentes fases, assim como problemas da teoria da elasticidade e homogeneização. O seu campo de interesses foi bastante vasto. Participou de muitos congressos internacionais e seminários em todo o mundo. É descrita pelos colegas como uma mulher de grande charme e caracterizada pela sua simpatia e bom relacionamento com os outros.
É membro da Academia de Ciências Russa, membro estrangeiro da Academia Nacional de Lincei(Itália), Academia de Ciências de Sachsische (Alemanha), Academia de Ciências de Palermo (Itália), Academia Italiana de Ciências de Milão, membro honorário da Royal Society de Edimburgo e Doutora honorária da Universidade de Roma. Recebeu uma medalha do Colégio de França e uma da Universidade Charles, em Praga. Recebeu também o prêmio Chebotarev, o prêmio State, o prêmio Lomonosov, o prêmio Petrowsky e o prêmio da Academia de Ciências Russa. É Doutora Honoris Causa em muitas universidades estrangeiras.