O homem que memorizou mais de 100.000 casas decimais do Pi
O engenheiro japonês Akira Haraguchi, nascido em 1946, é conhecido por memorizar e recitar dígitos do número Pi (). Ele vê a memorização do número Pi como "a religião do universo" e como uma expressão de sua busca vitalícia da eterna verdade. Atingiu o recorde mundial de 100.000 dígitos, após 16 horas de recitação, iniciando às 9h em 3 de outubro de 2006 e terminando à 1h28min do dia seguinte.
Este evento foi filmado em um salão público da cidade japonesa de Kisarazu. A cada duas horas de recitação, Haraguchi tinha cinco minutos de descanso para comer bolinhos de arroz. Até na hora de ir ao banheiro as câmeras o acompanhavam, para provar que não havia fraudes.
Mas, como ele fazia para decorar tantos números assim? O segredo é que Haraguchi utilizava um sistema próprio, que relacionava números e símbolos Kana (sistema japonês de escrita), permitindo assim que o número Pi fosse lembrado como uma série de histórias. Esse método já era utilizado pelos antigos gregos e romanos.
Apesar dos esforços de Haraguchi, o Livro dos Recordes ainda não aceitou nenhum de seus recordes, e atribuem a outro japonês o recorde mundial, Hiroyuki Goto, que recitou o número Pi com 42.195 dígitos decimais em 1995.
<< Anterior 10 fatos interessantes sobre Pi |