Resposta do desafio 191
O menino, os tênis e os apitos
Observe que estamos trabalhando com três variáveis (menino, tênis e apito).
Na primeira equação, chamando o par de tênis de x, temos:
x+x+x=30
3x=30
x=10 (portanto um par de tênis vale 10)
Na segunda equação, a maioria das pessoas erra, então preste atenção:
Perceba que na segunda equação o menino está com um apito no pescoço. Chamando este menino com o apito no pescoço de y, temos:
10+y+y=20
2y=20-10
y=10/2
y=5 (portanto, o menino com o apito no pescoço vale 5)
Na terceira equação, observe que nos dois últimos termos há 2 apitos em cada. Então, chamando a apito de z, temos:
5+2z+2z=13
4z=13-5
4z=8
z=2 (portanto o apito vale 2)
Por fim, na última equação, veja que temos duas operações: uma adição e uma multiplicação (que deve ser efetuada antes da adição). Observe também que o primeiro termo mostra apenas um pé do tênis (assim, o valor do par do tênis deve ser dividido por 2), enquanto o segundo termo mostra um menino sem o apito no pescoço (assim, devemos substrair dele o valor do apito, que é 2). Efetuando as operações, temos:
(10/2) + (5-2) x 2 = ?
5 + (3x2) = ?
5 + 6 =
11
Logo, o resultado da última equação é 11.
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