📄 Recenseamento, Estatística descritiva e indutiva
📄 Amostragem
📄 Dimensionamento da amostra
📄 Tipos de dados
📄 Dados, tabelas e gráficos
📄 Medidas de tendência central
📄 Moda e mediana
📄 Medidas de dispersão
📄 Distribuição normal
📄 Exercícios
📄 Exercícios (continuação)
Dimensionamento da amostra
Quando deseja-se dimensionar o tamanho da amostra, o procedimento desenvolve-se em três etapas distintas:
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Avaliar a variável mais importante do grupo e a mais significativa;
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Analisar se é ordinal, intervalar ou nominal;
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Verificar se a população é finita ou infinita;
Variável intervalar e população infinita | |
Variável intervalar e população finita | |
Variável nominal ou ordinal e população infinita | |
Variável nominal ou ordinal e população finita |
Obs.: A proporção (p) será a estimativa da verdadeira proporção de um dos níveis escolhidos para a variável adotada. Por exemplo, 60% dos telefones da amostra é Nokia, então p será 0,60.
A proporção (q) será sempre 1 - p. Neste exemplo q, será 0,4. O erro é representado por d.
Para casos em que não se tenha como identificar as proporções confere-se 0,5 para p e q.