Matemática e Física
De um lado a Matemática, o exercício da lógica por meio da linguagem dos números. De outro lado a Física, uma ciência da natureza, que busca a observação, teorização e experimentação de fenômenos naturais. Em que momento elas se relacionam?
Este tema, tratado desde a antiguidade por filósofos, matemáticos e físicos, nos remete a uma relação de grande intimidade entre as duas ciências. Assim como a Matemática constitui uma ferramenta essencial para a Física, podemos dizer também que a Física já foi considerada uma fonte de inspiração para a Matemática, visto que muitos dos mais importantes avanços em Matemática surgiram motivados do estudo de Física.
A Física, por sua vez, necessita da Matemática para ser precisa, formal e útil. Caso contrário, dificilmente conseguiria se desenvolver, pois ficaria limitada a observações humanas com base apenas na experiência. Os alunos podem perceber facilmente esta relação de interdisciplinaridade, que inicia desde o ensino médio, quando são as teorias físicas são explicadas com a aplicação de equações matemáticas.
Ao longo da história, muitos dos cientistas que contribuíram para a descoberta e evolução de conhecimentos físicos eram matemáticos, os quais criavam ferramentas matemáticas para ajudar a descrever a ocorrência de fenômenos físicos. Por exemplo, Isaac Newton criou o cálculo diferencial, de modo a descrever os movimentos que os corpos realizavam.
A Física se ocupa do que é fato material, que existe no mundo real. E, como já dizia Galileu Galilei, a Matemática é a linguagem da Física, sendo usada para concretizar e apreciar verdadeiramente os conceitos físicos. É como se estivéssemos relacionando uma poesia com o idioma no qual ela se expressa.