📄 História da geometria
📄 História da álgebra (uma visão geral)
📄 História da matemática comercial e financeira
📄 Origem dos sinais
📄 Origem dos números irracionais
📄 Origem dos números negativos
📄 Origem das probabilidades
📄 Origem do zero
📄 Origem do conceito de derivada de uma função
📄 Origem dos sistemas lineares e determinantes
📄 Surgimento da geometria analítica
📄 A matemática oriental
📄 A matemática na antiguidade
📄 A história da matemática no egito
📄 O nascimento do cálculo
📄 História da matemática na mesopotâmia
📄 A matemática na idade moderna
📄 História da matemática desde o século ix a.c
📄 História do grau
📄 História do ábaco
📄 História da análise combinatória
📄 Origem das palavras matemáticas
História do ábaco
O ábaco é um antigo instrumento utilizado para contagem e cálculo. Constituído por vários elementos (argolas, fichas, bolas, etc) que deslizam em hastes fixas, possibilita a realização de operações matemáticas. Ou seja, ao mover esses elementos, podemos somar, subtrair, multiplicar e dividir números.
A palavra ábaco vem do grego abakos e significa "tábua de cálculos". Com provável origem na Mesopotâmia há mais de 5500 anos a.C., o ábaco foi considerado como uma extensão do ato de se contar nos dedos. Foi se disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, porém com nomenclaturas diferentes: por exemplo, no Japão era conhecido como soroban e na Rússia como tschoty.
Passando por diversos países, como China, Índia, Egito, Grécia, Itália, Japão e Rússia, foi sendo aperfeiçoado a cada geração, até chegarmos ao ábaco conhecido atualmente, que tem sido utilizado na educação básica para o ensino do sistema numérico e da aritmética. Ao se utilizar esse instrumento como auxílio na educação, é possível ter uma noção do grupo de 10, que constitui a base do nosso sistema numérico atual.
Atualmente, com toda a tecnologia existente, o ábaco foi abandonado em muitos lugares do mundo, mas ainda continua a ser usado por pessoas da China, do Japão e do Oriente Médio. Observe nas figuras abaixo diferentes tipos de ábacos: