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Uso de Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (página 6)

Jogos para o oitavo ano:

a) Para praticar o conteúdo de números em conformidade com o oitavo ano podemos pensar em lidar com os conjuntos numéricos, e para isso é possível trabalhar com a prática que é o jogo dos números reais. A finalidade desta atividade lúdica é compreender e conhecer os conjuntos numéricos. Para o jogo são necessários os seguintes materiais: 1 tabuleiro (de preferência no tamanho A3), Cartões com números naturais, inteiros, fracionários, decimais e irracionais, em torno de 50 cartões ou a critério do professor. Papel e lápis para marcar a pontuação obtida.

Figura 7: Tabuleiro do jogo dos números reais

 


O jogo pode ser composto de três a quatro jogadores e possui as seguintes regras:.

1 – Colocam-se os cartões virados com os números para baixo e embaralha.

2 – Um dos jogadores distribui 5 cartões para cada jogador e o restante fica no monte.

3 –  O próximo jogador, de preferência em sentido horário, inicia o jogo pedindo para o jogador que está a sua esquerda que coloque um número no tabuleiro no campo em que está sendo solicitado. Por exemplo: O Jogador diz: - Você tem um número natural? O outro diz: Sim. Então coloca no espaço dos números naturais. E assim por diante. Quando for solicitado que coloque um número e o jogador não possuir, este deverá comprar no monte. Caso tenha o cartão, coloca no campo, se não tiver, prossegue o jogo, passando a vez.

4 – Encerra-se a 1ª partida quando não houver mais possibilidades de jogo.

5 – As situações prováveis de ocorrer em final de jogo são: 1 dos jogadores acaba com suas cartas, então os outros jogadores continuam jogando entre eles.  Quando terminar as cartas do monte, e se passar mais duas rodadas, cada jogador solicitando para o outro a carta desejada e se ninguém mais zerar, isto é, acabar com as cartas, encerra-se o jogo e cada jogador conta seus pontos. Ganha a rodada quem tiver menor quantidade de pontos.

6 – O ideal é jogar em torno de 3 partidas, e ao final conta-se o total de pontos dessas partidas. Então o ganhador será o que tiver o menor número de pontos. Assim, parece uma forma mais justa para todos os participantes.

7 – Se durante a jogada, um dos participantes cometer um erro, fica uma rodada sem jogar. Se ele cometer mais um erro, mais uma rodada sem jogar. Se cometer o terceiro erro sai do jogo e soma os pontos que estava na mão. A soma dos pontos será de acordo com a pontuação estabelecida para cada conjunto de números, a cada número natural soma 2 pontos; cada número inteiro soma 3 pontos; número fracionário e número decimal soma 4 pontos e número irracional 5 pontos.

8 –  Se ao longo de a jogada, um dos participantes realizar um erro, ficará uma rodada sem poder jogar. Se ele executar novamente um erro, ficará mais uma rodada sem jogar. Se realizar o terceiro erro sai do jogo e soma os pontos que havia na mão. O total dos pontos estará de acordo com a contagem determinada para qualquer grupo de números, a cada número natural soma 2 pontos, cada número inteiro soma 3 pontos; número fracionário e número decimal soma 4 pontos e número irracional 5 pontos.

b) A fim de representar o eixo temático de álgebra em relação ao oitavo ano, podemos pensar em trabalhar com um instrumento lúdico que é o dominó de álgebra. O objetivo deste material é permitir que os estudantes determinem o valor numérico de uma variável qualquer com o uso das quatro operações principais. O material utilizado são as próprias peças do dominó (figura abaixo).

Figura 8: Peças de dominó de álgebra.
 


O jogo é constituído pelas seguintes regras:
1 – Os participantes do jogo deverão estar em grupos de quatro pessoas.
2 – Cada participante receberá sete peças.
3 – A peça de saída será (m=8, m=8).
4 – O próximo participante a jogar será o imediatamente à direita daquele que inicia a partida; caso este não tenha a pedra, "passará a vez" ao próximo e, assim sucessivamente.
5 – Será vencedor aquele que primeiro conseguir encaixar, no dominó exposto à mesa, todas as suas peças.
6 – Caso não haja opções de jogada para nenhum dos participantes (fechamento do jogo), o vencedor será aquele que tiver a menor quantidade de peças nas mãos; persistindo o empate, o vencedor será o que tiver a peça de menor valor.

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