📄 História da geometria
📄 História da álgebra (uma visão geral)
📄 História da matemática comercial e financeira
📄 Origem dos sinais
📄 Origem dos números irracionais
📄 Origem dos números negativos
📄 Origem das probabilidades
📄 Origem do zero
📄 Origem do conceito de derivada de uma função
📄 Origem dos sistemas lineares e determinantes
📄 Surgimento da geometria analítica
📄 A matemática oriental
📄 A matemática na antiguidade
📄 A história da matemática no egito
📄 O nascimento do cálculo
📄 História da matemática na mesopotâmia
📄 A matemática na idade moderna
📄 História da matemática desde o século ix a.c
📄 História do grau
📄 História do ábaco
📄 História da análise combinatória
📄 Origem das palavras matemáticas
Seno - Origem da palavra
A palavra seno é derivada do latim sinus, que significa "baía" ou "dobra", o que nada tem a ver com o conceito matemático de seno que conhecemos. Isso ocorreu a partir de uma tradução errônea (via árabe) do sânscrito jiva, e sua variante jya. O matemático Aryabhata usou o termo ardha-jiva ("meia-corda"), que foi abreviado para jiva e então transliterada pelos árabes como jiba. Tradutores europeus, como Robert de Chester e Gherard de Cremona, na Toledo do século XII, confundiram jiba com jaib, que significa "baía", provavelmente porque jiba e jaib são escritas da mesma forma na escrita arábica (esse sistema de escrita, em uma de suas formas, não fornece ao leitor informações completas sobre as vogais).
Alguns afirmam que a palavra sinus apareceu pela primeira vez em uma tradução da Álgebra de al-Khowarizmi, feita por Gherard de Cremona. Por volta do ano 1150, quando fez suas traduções do árabe, ele substituiu o árabe jaib por seu equivalente latino, sinus, de onde veio nossa presente palavra seno.
Já o historiador e matemático Boyer acredita que a primeira aparição de sinus ocorreu em uma tradução de 1145, quando Robert de Chester veio traduzir a palavra técnica jiba e parece tê-la confundido com jaib. Desde então, o termo sinus foi adotado pelos matemáticos europeus em seus próprios escritos e começou a aparecer em várias frases.
Na língua inglesa, a palavra entrou em duas formas: sinus e sine. O Dicionário Oxford tem citações para ambas as palavras no sentido de um "golfo" ou "baía", mas descreve o último uso como obsoleto, sendo que a palavra inglesa sine sobreviveu apenas no sentido matemático.
<< Anterior Cosseno |