📄 História da geometria
📄 História da álgebra (uma visão geral)
📄 História da matemática comercial e financeira
📄 Origem dos sinais
📄 Origem dos números irracionais
📄 Origem dos números negativos
📄 Origem das probabilidades
📄 Origem do zero
📄 Origem do conceito de derivada de uma função
📄 Origem dos sistemas lineares e determinantes
📄 Surgimento da geometria analítica
📄 A matemática oriental
📄 A matemática na antiguidade
📄 A história da matemática no egito
📄 O nascimento do cálculo
📄 História da matemática na mesopotâmia
📄 A matemática na idade moderna
📄 História da matemática desde o século ix a.c
📄 História do grau
📄 História do ábaco
📄 História da análise combinatória
📄 Origem das palavras matemáticas
Tangente - Origem da palavra
Vem do Latim tangens, "o que toca", do verbo tangere, "tocar", de uma fonte indo-europeia tag-, "tocar, manusear". A definição de "tangente a um círculo" aparece no livro III da obra Elementos, escrita por Euclides por volta 300 a.C. Ele define a tangente como sendo a reta que toca o círculo de modo que não o corta ao ser prolongada.
Em 1583, o matemático dinamarquês Thomas Fincke foi o primeiro a usar o termo latim līnea tangens (linha tocante), na sua obra Geometry rotundi. Passados 14 anos, tem-se o registro do termo em língua inglesa “line tangent”, na obra Exercises de Thomas Blundevil (1597), onde ele menciona: “...lines belonging to a Circle, called lines Tangent, and lines Secant". O Dicionário Oxford cita também uma passagem na qual Blundevil faz referência à tangente como um substantivo: "...the line AD is the Tangent, and the line CD is the Secant...".
Todos esses registros dizem respeito ao sentido geométrico de tangente, porém sabemos que existe ainda a tangente no sentido trigonométrico. O termo também foi usado pela primeira em latim (tangens) por Thomas Fincke, em 1583, na sua obra Thomae Finkii Flenspurgensis Geometriae rotundi libri XIIII. Na época, o matemático Viète (também conhecido como Franciscus Vieta) não gostou do termo tangente, pois ele poderia ser confundido com o conceito geométrico de tangente. Ele preferiu usar outras palavras, como sinus foecundarum, amsinus e prosinus.
<< Anterior Seno |