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Teste T para duas amostras não relacionadas
O teste t é muito utilizado em pesquisa para verificar se a diferença observada entre duas médias obtidas nas amostras é considerada grande para ser significativa.
Supondo que dois estabelecimentos discutem qual possui clientes mais satisfeitos. Para mensurar o grau de satisfação junto aos clientes, resolve-se realizar uma pesquisa de satisfação aplicando um questionário com questões intervalares de 5 pontos.
O cliente A obteve média geral 2,85 e o cliente B obteve média geral 3,45. Supostamente, conclui-se que o cliente B possui clientes mais satisfeitos que A.
O teste t visa justamente comprovar se tal diferença é significativa e explicar se as diferenças entre as médias ocorrem devido ao erro amostral ou não.
Quando trabalha-se com amostras pequenas, existe uma tendência para que as médias das amostras seja realmente diferentes, mesmo que originem-se da mesma população. Neste caso o teste t, objetiva justamente verificar se o grau de diferença entre os dois conjuntos pode ser devido a fatores outros que não o erro de amostragem.
Condições para aplicação
- Somente para questões intervalares;
- Quando a variância da população for desconhecida;
- n pode ser de qualquer tamanho.
Procedimento de execução
1. Determinar H0, não havendo diferenças entre as médias;
2. Determinar H1, para a existência de diferença entre as médias;
3. Estabelecer um nível de significância;
4. Calcular t, onde os graus de liberdade, φ = n1 + n2 – 2
onde SQ é a soma dos quadrados e x1 e x2 são as médias de cada grupo.
A fórmula acima pode divergir em alguns livros de estatísticas que abordem amostras desiguais, no entanto, a mesma contempla amostras de tamanhos iguais ou não.
Comparar o t tabelado com t calculado e rejeitar a hipótese nula em prol da alternativa, em caso de encontrar-se t calculado maior que o tabelado.
Exemplo
A |
|
B |
||
1 |
3 |
|
2 |
3 |
2 |
4 |
|
4 |
3 |
3 |
3 |
|
5 |
4 |
2 |
2 |
|
3 |
5 |
4 |
1 |
|
3 |
3 |
3 |
3 |
|
4 |
2 |
3 |
4 |
|
2 |
1 |
3 |
2 |
|
5 |
3 |
4 |
4 |
|
4 |
4 |
4 |
2 |
|
5 |
2 |
T = 57 |
|
T = 69 |
||
n = 20 |
|
n = 20 |
||
X = 2,85 |
|
X = 3,45 |
||
SQ = 18,55 |
|
SQ = 24,95 |
Sendo t tabelado igual a 2,02 com 38 graus de liberdade e t calculado igual a 1,77, rejeita-se a hipótese nula em prol da hipótese verdadeira.
Conclui-se, portanto que os dois grupos de clientes estão satisfeitos e que provavelmente as diferenças entre as médias sejam devido ao erro de amostragem.