Exercícios

 1. Uma empresa possui quatro equipes de vendedores e deseja avaliar os resultados abaixo discriminados. As vendas deveriam ser as mesmas.  Para testar essa hipótese foram feitas medições nas equipes. Analise os resultados e conclua a respeito de possíveis diferenças entre as equipes.

Equipe 1

Equipe 2

Equipe 3

Equipe 4

824

817

822

826

821

830

810

828

829

819

831

810

808

809

824

820

815

825

818

815

2. Supondo que a variável escolhida de um pesquisa, seja nominal e a população finita de 600 indivíduos (onde 60% dos indivíduos são mulheres). Deseja-se trabalhar com um alpha de 5% e um erro amostral de 7%. Calcule o tamanho da amostra.

3. Organize os dados abaixo em uma tabela de distribuição de frequência, contendo o intervalo de classe, a frequência absoluta, a frequência acumulada, a frequência relativa e a frequência relativa acumulada.

20,4

22,3

23,1

23,5

23,8

24,1

24,3

24,3

24,6

24,8

24,9

25,0

25,1

25,3

25,3

25,4

25,6

25,7

25,8

26,0

26,0

26,1

26,2

26,2

26,3

26,5

26,6

26,7

26,8

26,9

27,1

27,1

27,3

27,5

27,7

27,9

28,0

28,3

28,7

29,6

4. Três arremessadores de disco, treinam para a Olimpíada. Os atletas arremessam seus discos a 66 metros de distância (em média), com desvio padrão de 6,1 metros.

Qual a probabilidade de um atleta lançar seu disco entre 64 e 67 metros?

5. Uma determinada amostra possui variância de 0,0015 e média de 12,258. Sendo o n igual a 12, construa o intervalo de confiança para média amostral.

6. Um gerente geral de determinada rede de lojas de varejo deseja saber se a estação climática do ano interfere no volume de artigos vendidos. Teste a hipótese da estação do ano interferir no volume vendido.

 

Verão

Outono

Inverno

Primavera

Loja Centro

150

160

165

172

Loja Sul

180

179

177

180

Loja Norte

167

187

123

155

Loja Matriz

199

187

182

176

7. Um automóvel recebeu as notas abaixo junto a leitores de revista especializada. Durante dois meses o pesquisa foi publicada e agora o fabricante deseja saber se há diferenças significativas entre as notas ao longo dos dois meses.

Mês Jan

Mês de Fev

9

6

8

6

7

6

9

6

7

5

6

5

4

5

9

4

9

3

9

2

9

6

8

5

8

5

7

8

8. Através de um estudo de share of mind, quatro amostras de telespectadores foram entrevistados, oriundas dos estados de SP, AM, RN e RS. O objetivo do pesquisador é verificar se há diferenças significativas entre as quatro amostras, se houve o mesmo impacto da propaganda nos estados.

SP

AM

RN

RS

5,2

5,9

5,2

6,9

5,9

6,3

5,9

6,8

6,6

6,7

6,6

6,7

7,3

7,1

7,3

6,6

8,0

7,5

8,0

6,5

8,7

7,9

8,7

6,4

9,4

8,3

9,4

6,3

7,9

8,7

9,7

6,2

8,3

9,1

5,2

6,1

7,3

9,5

5,9

6,0

8,0

5,9

6,6

5,9

8,7

6,3

7,3

5,8

9,4

6,7

8,0

5,7

7,9

7,1

8,7

5,6

8,3

7,5

9,4

5,5

Bibliografia

CUNHA, M.V. Análise Multidimensional de Dados Categóricos. In: PPGA, UFRGS, 16. 1997. Porto Alegre, RS

FONSECA, J. S, MARTINS, G. Curso de Estatística. São Paulo. Atlas.1996

FREITAS & CUNHA CONSULTORES LTDA. Guia do Usuário – Sphinx Léxica 2.08 for Windows®. Porto Alegre, 1998.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamnto, Implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1996.

LABES, E. M. Questionário: do planejamento à aplicação na pesquisa. Chapecó: Grifos, 1998.

MARR, S.L., CROSBY, L.A. Customer Satisfaction Measurement: a management Information system for total quality. Artigo de trabalho da Disciplina de Comportamento do consumidor – PPGA – UFRGS, 1996.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

ROSSI, C. A. V.; SLONGO, L. A. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte proposição de um método Brasileiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD,  21., Anais. 1997, Rio das Pedras, RJ. p.124

SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.
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Como referenciar: "Exercícios de Estatística para pesquisa de mercado" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 21/11/2024 às 06:05. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/ap38.php

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