📄 Definições de Estatística
📄 Coleta de dados
📄 População e amostra
📄 Amostragem
📄 Amostra não probabilística
📄 Amostra probabilística
📄 Dimensionamento da amostra
📄 Tipos de dados
📄 Tipos de variáveis escalares
📄 Distribuição de frequências
📄 Regras para a distribuição de frequências
📄 Medidas de tendência central
📄 Variabilidade
📄 Teste de hipótese
📄 Estatística não paramétrica
📄 Teste do qui quadrado
📄 Teste do qui quadrado para duas amostras
📄 Teste T para duas amostras não relacionadas
📄 Análise de variância
📄 Regressão simples (RLS)
📄 Regressão linear múltipla (RLM)
📄 Exercícios e bibliografia
Exercícios
1. Uma empresa possui quatro equipes de vendedores e deseja avaliar os resultados abaixo discriminados. As vendas deveriam ser as mesmas. Para testar essa hipótese foram feitas medições nas equipes. Analise os resultados e conclua a respeito de possíveis diferenças entre as equipes.
Equipe 1 |
Equipe 2 |
Equipe 3 |
Equipe 4 |
824 |
817 |
822 |
826 |
821 |
830 |
810 |
828 |
829 |
819 |
831 |
810 |
808 |
809 |
824 |
820 |
815 |
825 |
818 |
815 |
2. Supondo que a variável escolhida de um pesquisa, seja nominal e a população finita de 600 indivíduos (onde 60% dos indivíduos são mulheres). Deseja-se trabalhar com um alpha de 5% e um erro amostral de 7%. Calcule o tamanho da amostra.
3. Organize os dados abaixo em uma tabela de distribuição de frequência, contendo o intervalo de classe, a frequência absoluta, a frequência acumulada, a frequência relativa e a frequência relativa acumulada.
20,4 |
22,3 |
23,1 |
23,5 |
23,8 |
24,1 |
24,3 |
24,3 |
24,6 |
24,8 |
24,9 |
25,0 |
25,1 |
25,3 |
25,3 |
25,4 |
25,6 |
25,7 |
25,8 |
26,0 |
26,0 |
26,1 |
26,2 |
26,2 |
26,3 |
26,5 |
26,6 |
26,7 |
26,8 |
26,9 |
27,1 |
27,1 |
27,3 |
27,5 |
27,7 |
27,9 |
28,0 |
28,3 |
28,7 |
29,6 |
4. Três arremessadores de disco, treinam para a Olimpíada. Os atletas arremessam seus discos a 66 metros de distância (em média), com desvio padrão de 6,1 metros.
Qual a probabilidade de um atleta lançar seu disco entre 64 e 67 metros?
5. Uma determinada amostra possui variância de 0,0015 e média de 12,258. Sendo o n igual a 12, construa o intervalo de confiança para média amostral.
6. Um gerente geral de determinada rede de lojas de varejo deseja saber se a estação climática do ano interfere no volume de artigos vendidos. Teste a hipótese da estação do ano interferir no volume vendido.
|
Verão |
Outono |
Inverno |
Primavera |
Loja Centro |
150 |
160 |
165 |
172 |
Loja Sul |
180 |
179 |
177 |
180 |
Loja Norte |
167 |
187 |
123 |
155 |
Loja Matriz |
199 |
187 |
182 |
176 |
7. Um automóvel recebeu as notas abaixo junto a leitores de revista especializada. Durante dois meses o pesquisa foi publicada e agora o fabricante deseja saber se há diferenças significativas entre as notas ao longo dos dois meses.
Mês Jan |
Mês de Fev |
9 |
6 |
8 |
6 |
7 |
6 |
9 |
6 |
7 |
5 |
6 |
5 |
4 |
5 |
9 |
4 |
9 |
3 |
9 |
2 |
9 |
6 |
8 |
5 |
8 |
5 |
7 |
8 |
8. Através de um estudo de share of mind, quatro amostras de telespectadores foram entrevistados, oriundas dos estados de SP, AM, RN e RS. O objetivo do pesquisador é verificar se há diferenças significativas entre as quatro amostras, se houve o mesmo impacto da propaganda nos estados.
SP |
AM |
RN |
RS |
5,2 |
5,9 |
5,2 |
6,9 |
5,9 |
6,3 |
5,9 |
6,8 |
6,6 |
6,7 |
6,6 |
6,7 |
7,3 |
7,1 |
7,3 |
6,6 |
8,0 |
7,5 |
8,0 |
6,5 |
8,7 |
7,9 |
8,7 |
6,4 |
9,4 |
8,3 |
9,4 |
6,3 |
7,9 |
8,7 |
9,7 |
6,2 |
8,3 |
9,1 |
5,2 |
6,1 |
7,3 |
9,5 |
5,9 |
6,0 |
8,0 |
5,9 |
6,6 |
5,9 |
8,7 |
6,3 |
7,3 |
5,8 |
9,4 |
6,7 |
8,0 |
5,7 |
7,9 |
7,1 |
8,7 |
5,6 |
8,3 |
7,5 |
9,4 |
5,5 |
Bibliografia
CUNHA, M.V. Análise Multidimensional de Dados Categóricos. In: PPGA, UFRGS, 16. 1997. Porto Alegre, RS
FONSECA, J. S, MARTINS, G. Curso de Estatística. São Paulo. Atlas.1996
FREITAS & CUNHA CONSULTORES LTDA. Guia do Usuário – Sphinx Léxica 2.08 for Windows®. Porto Alegre, 1998.
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamnto, Implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1996.
LABES, E. M. Questionário: do planejamento à aplicação na pesquisa. Chapecó: Grifos, 1998.
MARR, S.L., CROSBY, L.A. Customer Satisfaction Measurement: a management Information system for total quality. Artigo de trabalho da Disciplina de Comportamento do consumidor – PPGA – UFRGS, 1996.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.
ROSSI, C. A. V.; SLONGO, L. A. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte proposição de um método Brasileiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 21., Anais. 1997, Rio das Pedras, RJ. p.124
SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.