📄 Definições de Estatística
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📄 Amostragem
📄 Amostra não probabilística
📄 Amostra probabilística
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📄 Teste do qui quadrado para duas amostras
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Amostra não probabilística
Este tipo de amostra, é determinada por ordem do pesquisador, ou seja não há uma aleatoriedade para a escolha de um elemento da população.
A escolha de um método não probabilístico, via de regra, sempre encontrará desvantagem frente ao método probabilístico. No entanto, em alguns casos, se faz necessário a opção por este método. Observa-se que no envio de questionários via correio o método é não probabilístico (mesmo que a opção seja por amostragem Probabilística). O respondente pode não querer responder o questionário ou mesmo não ser localizado.
Fonseca (1996), alerta que não há formas de se generalizar os resultados obtidos na amostra para o todo da população quando se opta por este método de amostragem.
Acidental ou conveniência
Indicada para estudos exploratórios. Frequentemente utilizados em supermercados para testar produtos.
Intencional
O entrevistador dirige-se a um grupo em específico para saber sua opinião. Por exemplo, quando de um estudo sobre automóveis, o pesquisador procura apenas oficinas.
Quotas ou proporcional
Na realidade, trata-se de uma variação da amostragem intencional. Necessita-se ter um prévio conhecimento da população e sua proporcionalidade. Por exemplo, deseja-se entrevistar apenas indivíduos da classe A, que representa 12% da população. Esta será a quota para o trabalho. Comumente também substratifica-se uma quota obedecendo a uma segunda proporcionalidade.
Desproporcional
Muito utilizada quando a escolha da amostra for desproporcional à população.
Atribui-se pesos para os dados, e assim obtém-se resultados ponderados
representativos para o estudo. Por exemplo, em um mercado de telefones
celulares, considerando uma fatia de mercado meramente ilustrativa, obteve-se os
resultados conforme descritos a seguir:
Marcas | Participação no mercado | Elementos na amostra | |
n | % | ||
Nokia | 60% | 50 | 25% |
Ericsson | 20% | 50 | 25% |
Gradiente | 15% | 50 | 25% |
Philips | 05% | 50 | 25% |
Total | 100% | 200 | 100% |
Objetivando obter os pesos a serem atribuídos a cada marca de telefone celular, para uma análise conjunta de todas as marcas no exemplo acima, obteve-se os seguintes coeficientes:
Número de elementos a serem entrevistados | ||
Peso Nokia Peso Ericsson Peso Gradiente Peso Philips |
2,4 0,8 0,6 0,2 |
120 |
Total: |
200 |
Fórmula aplicada: Peso = participação no mercado/elementos na amostra (%)